domingo, 30 de novembro de 2014

Knowledge 188 - The Others



"Não basta que o homem esteja resolvido a cumprir o seu dever, é também necessário que o conheça." 
(François Guizot) 

 Esta semana no Knowledge The Others.


 

sábado, 29 de novembro de 2014

Quest lança Vampires / Overcome via Innamind


Após mais um ano de lançamentos carregados de qualidade, a Innamind prepara-se para fechar 2014 com chave de ouro com " Vampires / Overcome" de Quest

Ainda sem data oficial de lançamento, mas já disponível em pre-order, "Vampires / Overcome" promete aquecer o espírito de todos os fãs de sonoridades a la DMZ e vibrações dread step.

 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Modo Fractal lança Ep homónimo


Depois de uma brilhante e muito elogiada estreia com o Ep "Eggo", o produtor de Carcavelos Telmo Santana aka Modo Fractal esta de volta com o homónimo "Modo Fractal Ep". 

Disponível desde do passado dia 24 de Novembro, "Modo Fractal Ep" chega-nos pela mão da editora / colectivo Mudo, sendo que a nível sonoro "Modo Fractal continua o seu caminho em direcção a um Post-Dubstep mais melódico e menos abstracto do que em trabalhos anteriores, mas onde evolui e liberta-se para campos onde a electrónica se cruza com outras sonoridades, particularmente evidente no tema “SubConsciente”, que conta com a participação de Vitorino Voador".

 

domingo, 23 de novembro de 2014

Knowledge 187 - A minha loja de discos - Rise



"Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais." 
(Dale Carnegie) 

Esta semana no Knowledge voltamos a imergir no mundo das lojas de discos, com uma visita a Rise em Bristol, guiada pelo programa "Minha loja de discos".


 

sábado, 22 de novembro de 2014

Nv 103 - Elefant Doc


Esta semana e para fechar a nossa viagem pelos EUA, viemos até a Califórnia para conhecer Elefant Doc. 

Natural de São Francisco, Elefant Doc tem vindo a conquistar fãs um pouco por todo o mundo, graças a uma produção orgânica e intimista que nos enche alma. 

Apoiado por nomes como Cotti, Geode, Trashbat e FKOF, só para mencionar alguns, Elefant Doc conta já com lançamentos em nome próprio e pela Gradient Audio.




sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sub Basics lança Ep de estreia via Tuba


Depois de muitos dubs e freebies, finalmente o jovem prodígio inglês Sub Basics, prepara-se para editar o seu Ep de estreia "Khora". 

Lançado pela editora americana Tuba, "Khora Ep" foge do racional e deixa-se levar pelo estado de espírito,  que a visão e produção madura Sub Basics contem. 

Apoiado por pessoas como Vivek, Geode, Promise One, Piezo, Sepia e Bakir, "Khora" chega até nos no próximo dia 24 de Novembro, num exclusivo junodownload


Tracklist  

Coma  
Khora 
No Link 
Shadow 
Last Light
In The Quiet

 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Trashbat regressa a Mindstep com Gold Fire Ep


Directamente da casa Mindstep, chega-nos o terceiro Ep a solo de Trashbat, que poucos dias de ter trazido as suas sonoridades a Portugal, apresenta-nos "Gold Fire Ep". 

Com 6 faixas, este trabalho inclui com colaborações das vocalistas Animai e Sarah Zad, como tem sido habitual em lançamentos anteriores desta editora. 

Para quem é familiarizado com o trabalho de Trashbat, este mesmo lançamento reflecte tudo o que o produtor nos tem trazido até agora, temos num reportório mais Downtempo/Lounge "Scale & Tusk" embebida com as viciantes vocais de Sarah Zad, como em "Nine9 Style" e "Moist Beat" onde demonstra um lado mais groove que instantaneamente nos coloca os ombros a saltitar, onde pelo caminho podemos encontrar uma aura astral em "Gijinka" onde somos guiados pela voz da vocalista Animai e pelas cordas de uma hipnotizante harpa em direcção a "Gold Fire", faixa que entitula o lançamento, onde o produtor de Kent explora um lado mais Dub, sempre com o seu magistral toque de soul. 

Este lançamento está disponivel desde dia 17/11/2014 na Juno Downloads, e irá chegar às restantes lojas a partir do dia 24/11/2014. 

Definitivamente algo para adicionar à bag. 

Tracklist 

1. Trashbat - Realness 
2. Trashbat & Sarah Zad - Scale & Tusk 
3. Trashbat - Goldfire 
4. Trashbat - Nine9 Style 
5. Trashbat - Moist Beat 
6. Trashbat - Gijinka (ft. Animai)

   

 Escrito por Paulo "Metrica" Queirós

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

TSDcast 49 - Nocturnals Entrevista + Mix


Este mês aos comandos do TSDcast temos o vencedor do 1º "Nothing Like a Freebie Competition" aka Papa Freebies aka Nocturnals.

Take a step to Dub - Quem é o Nocturnals? 

Nocturnals - O Nocturnals apareceu depois de várias "late night sessions" feitas em minha casa, em que o pessoal dizia "vamos ali mandar um nocturnal a casa do santos" e eu metia uns sons e o pessoal ficava a chillar. 

Entretanto o nome pegou, mas como já existia resolvi mudar para Nocturnals. 

TSD - Quando é que o djing o entrou na tua vida? E que impacto tive? 

N - Eu diria que entrou devido aos meus amigos terem começado a passar umas malhas. Curti da cena e fui também passando uns sons e daí a uns tempos fiz uma festa de anos (quase 3 meses de fazer anos ahah) no Casting Club, com duas grandes bandas (Flaming Joseph e Stack'em Blues) e três grandes amigos DJs (Xtanki, Charlew e PedrArte), depois criou-se o Mais Baixo e começámos a fazer festas e eu entrei na cena basicamente. 

Nem foi algo pensado, simplesmente aconteceu. 

Quanto ao impacto eu diria que ainda foi grande, porque conheci muita malta bacana, muitos bons bares e discotecas, onde já toquei ou já assisti a grandes festas, quer em Lisboa, quer doutras cidades. 

TSD - Como é que o Dubstep entrou na tua vida e o que mais te chamou nele? 

N - Eu nunca fui muito de música electrónica, ouvia umas malhas de Drum & Bass e pouco mais. 

Mas uma vez o xtanki levou-me a ver TC num bar em Monsanto, festa essa que estava com pouca gente e que só me lembro de algumas situações engraçadas e dum grande set nessa noite. 

Depois começámos a ir a mais festas de Dubstep (Reso e Distance no Porto-Rio, Warface no antigo Kilombo, Deckjack e Dr KI no antigo Kozee, as Dub:Burn no antigo Casting Club, entre outras) e quando dei por mim estava "entranhado" nesse estilo musical. 

O que mais me chamou foi o facto de poder "dançar mentalmente" sem ter de me exprimir muito. Até porque eu diria que o Dubstep é um estilo musical mais cerebral que físico, porque quando oiço uma boa malha consigo fechar os olhos e "viajar" como não consigo com outros estilos. 

TSD - Como vês o actual estado do universo dos 140 bpms? 

N - Infelizmente a nível internacional vê-se cada vez menos pessoas a aderirem ao conceito e a preferirem ir para uma vertente mais comercial. 

Mas a nível nacional acho que o universo dos 140 bpm tem crescido e vemos cada vez mais pessoas, principalmente jovens, a ir às festas, o que faz com que se criem mais promotoras e editoras e penso que a seu tempo é um estilo que vai prosperar. 

TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos que te tem chamado atenção nos últimos tempos?

N - Para além do Mais Baixo Soundsystem que está a evoluir a olhos vistos, o futuro lançamento da segunda compilação da Mais Baixo, o Matrices "Future Noir EP" lançado pela Substruct Audio, o futuro lançamento do primeiro Ep da Real Roots e também do lançamento da compilação da Artikal Music UK, também estou entusiasmado com o Outlook Festival 2015 e todos os novos artistas que se têm mostrado nos últimos tempos, quer a nível nacional, quer a nível internacional. 

Principalmente os já conhecidos MGDRV que lançaram o seu primeiro EP no inicio deste ano e que já estão a preparar novas dicas para um futuro próximo. 

TSD - Quais são os objectivos para o futuro? 

N - Neste momento tenho uma residência no Groove Bar às terças-feiras chamada DubFusions, com uma vertente mais Dub e fusão com o Dubstep, Jazz, Minimal, Techno, Reggae, cuja intenção é promover novos talentos e até mesmo os já existentes neste belo país. 

E posso desde já adiantar que se esperam novidades durante o próximo ano. 

Continuo, obviamente a fazer parte do projecto Mais Baixo. 

TSD - Ultimas palavras?

N - Big Up pela iniciativa do Take a Step to Dub e a todos os artistas e promotoras que lançam as suas freebies e os seus excelentes sons. 

E um big BIG up a todos os que me apoiam e aos que fazem com que o universo dos 140 bpm continue bem vivo.


domingo, 16 de novembro de 2014

Knowledge 186 - Submotion Orchestra



"A alma não tem segredo que o comportamento não revele." 
(Lao Tsé) 

A poucos dias do lançamento do seu terceiro álbum de originais, encontramos-nos com os britânicos Submotion Orchestra para descobrir o que presente e o futuro nos espera.


 

sábado, 15 de novembro de 2014

Taiko lança Perfect Wait via Subaltern


Depois de passagens por editoras como a NoMad Records e Uprise Audio, o jovem produtor inglês Taiko prepara-se para finalmente lançar o seu segundo Ep "Perfect Wait", via Subaltern Records

Conhecido pela sua versatilidade, Taiko trás-nos em "Perfect Wait" um Ep energético na qual a diversidade assume o papel capital. 

Disponível a partir 24 de Novembro, "Perfect Wait Ep" terá edição tanto em vinil como formato digital, sendo ainda de destacar a remix de Biome para o tema homónimo.

 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mercy lança Ep estreia via Smokin Sessions


Dizem que fumar faz mal, mas como não a regra sem excreção, a Smokin Sessions acaba de enrolar o Ep de estreia do produtor neozelandês Mercy

Editado pela Smokin Sessions e distribuído pela Deep Heads via bandcamp, "Mercy Ep" vagueá por entre sonoridades calmas, carregadas de soul e uma pitada de electrónica.

 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Proxima prepara-se para lançar Alpha


Após três Ep's e alguma ânsia, finalmente Proxima prepara-se para lançar o seu famigerado álbum de estreia "Alpha". 

Editado pela sua editora de sempre (Tempa), "Alpha" chega até nos no próxima dia 8 de Dezembro e ira contar com a participação de nomes como P Money, Dnae, DRS e Icicle

Tracklist:

01. Prologue
02. Trapped
03. Pressurized feat. P Money
04. In Vacuo
05. Afterwards feat. Dnae
06. Gravity
07. Playing The Arp
08. Hokusai
09. Smog feat. DRS
10. Redshifted feat. Icicle
11. Epilogue


domingo, 9 de novembro de 2014

Knowledge 185 - Mala




"Você consegue saber se um homem é inteligente pelas suas respostas. Você consegue saber se um homem é sábio pelas suas perguntas." 
(Naguib Mahfouz) 

Senhoras e senhores esta semana no Knowledge... Mala.


 

sábado, 8 de novembro de 2014

Nv 102 - Wulf


Aproveitando a nossa estadia nos EUA, esta semana viemos até a costa oeste, para conhecer Wulf

Estacionado actualmente em Los Angeles, Wulf é sem duvida um dos nomes mais forte na cena americana nos dias de hoje.

Dono de uma produção rica e diversificada, Wulf conta já com uma serie de lançamentos pela editora milc.
  
 





sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Commodo anuncia o lançamento de Shift


Depois de ter "mandado" a montanha dar uma volta, o conhecido produtor inglês Commodo, esta de volta as edições e a Deep Medi, com o single "Shift". 

Objecto de grande desejo desde de que Commodo deu a conhecer ao mundo, "Shift" conta com a participação de Jme e estará disponível a partir do dia 17 de Novembro, tanto em vinil como em digital.

 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Jeph1 & I-Mitri lançam Blaze via Mindstep


Já diz o ditado "Quem corre por gosto, não cansa", sendo que enquanto houver editoras como a Mindstep, é impossível os nosso ouvidos se cansarem. 

Após terem lançado "Polaroids" de Sepia, a Mindstep volta a carga, desta vez com o single "Blaze" de Jeph1 & I-Mitri

Disponível desde do passado dia 3 de Novembro, "Blaze" assinala a estreia do produtor grego Jeph1 pela editora inglesa, numa combinação perfeita entre o sentimento Dub, a dinâmica de espaço e a palavra consciente de I-Mitri. 

E como por aqueles lados nada é deixado ao acaso, podem ainda contar com 3 remixes insanas de Dubkasm, Trashbat e The Illuminated.

 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

B9 regressa com Milliner Ep


Depois do lançamento de um álbum homónimo pela Chord Marauders e de “Augustas EP” através do seu Bandcamp, o produtor australiano da cidade de Perth, volta à carga com “Milliner” Ep. 

Disponível desde do passado dia 1 de Novembro, através do seu bandcamp, este trabalho apresenta-nos um espectro imenso de sonoridades, que vão desde o Hip hop ao Drum and Bass, onde pelo meio encontramos todas as sonoridades cheias de elementos Jazz e Soul, características de B9

Este trabalho conta também com duas colaborações, uma com o seu compatriota Mercy, e outra com o produtor português Freud

Sendo definitivamente uma grande adição ao teu disco rígido, smartphone ou mp3.

   

 Escrito por Paulo "Metrica" Queirós

domingo, 2 de novembro de 2014

Knowledge 184 - Slimzee



"A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente." 
(Arthur Schopenhauer) 

Esta semana no Knowledge temos nada mais nada menos do que o "The Godfather of Grime" e      co-fundador da Rinse FM Slimzee.