domingo, 31 de agosto de 2014

Knowledge 175 - Scratcha DVA



"As invenções são o resultado de um trabalho teimoso." 
(Santos Dumont) 

Esta semana no Knowledge, acompanhamos Scratcha DVA pelas ruas de Londres a procura do "som perfeito".


sábado, 30 de agosto de 2014

Uprise Audio lança Ep de estreia de LSN


Do Pais de Gales para o mundo, o colectivo LSN é sem sombra de duvida um dos mais excitantes e mais bem guardados segredos da cena bass actual no Reino Unido.

Depois de ter dado nas vistas em Uprise Audio "Live From The Future - Extended Edition", colectivo formado por Feonix, Noztaw, 23KID, Fialko, Na-Kika e Simetra prepara-se para lançar já no próximo dia 1 de Setembro o seu Ep de estreia "Apollo".

Editado pela Uprise Audio, "Apollo Ep" vai dos 90 aos 170 bpm's sempre de forma intensa e fresca, deambulando por entre vocais refinados, melodias sinistras e cinematográficas, acompanhadas sempre por beats acentuados e linhas de baixo estrepitosas.
 

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mindstep lança Sidelines Ep de Vaun


Depois do sucesso do single "Taking Over", lançado pela Mindstep em 2013 e que contava com a presença da vocalista Animai, o produtor oriundo da cidade de Bristol Vaun, volta à carga com um Ep de 6 faixas, no qual conta com colaborações de Animai, Sarah Zad e Ill Chill.

Este Ep, muito esperado pelos fanáticos de produções profundas, emotivas e ricas em atmosferas, mostra toda a variedade de sonoridades que Vaun nos tem trazido.

Começamos com "Circles", faixa inaugural de "Sidelines Ep".
  
Quando se ouve pela primeira vez, percebe-se que existe algo mágico, a atmosfera, os elementos nela incluídos e a pequena sample vocal, faz desta faixa a introdução perfeita deste trabalho.

De seguida encontramos a faixa que da titulo a este lançamento, "Sidelines" e que conta com a especial participação de Sarah Zad.


Para quem conhece anteriores trabalhos de Vaun, existe sempre em mente a sua capacidade de colaborar com vocalistas, e esta faixa leva esse "selo de qualidade" para um nível superior.

A primeira vez que tive o prazer de ouvir esta faixa, instantaneamente pensei "tenho de ter isto", sentimento julgo partilhar com muitos. Com um lead super suave, uma atmosfera super emotiva e a maravilhosa voz de Sarah Zad, fez já atrair muitas atenções e estará com certeza destinada a ser uma das faixas de 2014.

A terceira faixa deste lançamento trata-se de "Into the Night", e marca o regresso de Animai às produções de Vaun e também à casa Mindstep, uma track cheia de vibrações melódicas fundida com a belíssima voz de Animai.


"Knowledge", é isto que tentamos retirar das produções clínicas de Vaun, e também é o nome da quarta faixa de "Sidelines".


Esta faixa conta com a participação do vocalista Ill Chill e se pudesse caracterizar esta faixa com uma só palavra, essa palavra seria "hipnotizante", graças à voz de Ill Chill e à produção atmosfericamente rica com influências Hip hop.

Para os mais sensíveis, avisamos já que os elementos hipnotizantes continuam graças a "Kismet", quinta faixa deste trabalho.


Este trabalho é puramente um hino ao "menos é mais", com uma sonoridade extremamente deep e elementos hipnotizadores, avançamos assim para a ultima faixa do Ep, intitulada de "One Touch", onde verificamos um lado mais experimental de Vaun, onde utilizando inteligentemente samples que recriam um ambiente perfeito para encerrar este trabalho, onde as percussões são quase inexistentes.


Este trabalho eleva Vaun como artista, faz jus à filosofia "Music For Your Mindstep" e está disponível em formato digital em todas as lojas de música digital como Itunes, Juno Download, Beatport, Digital-Tunes, etc.

Escrito por Paulo Metrica Queirós

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Perverse lança Rogue Wave Ep


Após mais de um ano sem dar noticias, os neozelandeses Perverse estão de novo ai com a pica toda e lançamentos não iram faltar até ao final do ano. 

Sendo que o primeiro chega-nos pelas mãos da inglesa Pressed Records e da pelo nome de "Rogue Wave Ep" e como não podia deixar de ser temos baixaria pesada. 

Tracklist: 

1. Rouge Wave 
2. Juncture Ft Labcabin 
3. Bedrock
 

domingo, 24 de agosto de 2014

Knowledge 174 - Musically Mad - A documentary on UK Sound Systems



"Cada novo conhecimento importante que se faz decompõe-nos e volta a compor-nos. 
Se esse conhecimento for da maior importância, passamos por uma regeneração." 
(Hugo Hofmannsthal) 

Este semana no knowledge mergulhamos no mundo do Uk Sound Systems.


 

sábado, 23 de agosto de 2014

Nv 97 - Arge


Após uma viagem até a Grécia, da-mos um salto até Itália para conhecer Arge

Natural de Florença e membro do colectivo Numa Crew, Arge é dono de uma produção multidisciplinar que nos surpreende ao virar de cada faixa e que nos faz estar sempre alerta.
 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Gerwin lança Ep homonimo via Dee Heads


Nada como um novo lançamento da Deep Heads, para nos espevitar os sentidos nesta altura de moleza veraniana. 

Depois de muitas "provocações", finalmente o produtor francês Gerwin em parceria com a Deep Heads, pôs cá fora o seu tão esperado Ep homónimo... sendo que depois de o ouvirmos temos que dizer sabe a pouco! 

Carregado de elementos de Funk e Jazz, "Gerwin Ep" desperta em nos a chama do groove e levando-nos inconsequentemente a por o Ep em repeat e a viajar.
 

domingo, 17 de agosto de 2014

Knowledge 173 - James Blake



"Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos." 
(Aristóteles) 

Esta semana no Knowledge contamos com a presença de James Blake.


 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Substruct lança Ep de estreia de Matrices


Depois de ter dado nas vistas em edições da Deep Heads e da Gamma Audio, o jovem produtor australiano Matrices prepara-se para finalmente lançar o seu Ep de estreia "Future Noir", pela editora lusa Substruct Audio

Com lançamento marcado para o próximo dia 18 de Agosto, "Future Noir" explora o lado mais soulful e ambiental do Dubstep, contando ao nível de participações conta com a presença de Commit e Lou Millar. 


Sendo ainda de destacar que para além da versão digital, 
"Future Noir" estará disponível também em formato cd de edição limitada.
 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Fable lança álbum de estreia


Depois de ter lançado "The Deeper than Roots EP" pela editora DTR da sua cidade natal Nottingham, Roberto Barcherini mais conhecido como Fable no mundo dos graves, lança o seu primeiro álbum de forma independente, após mais de 8 anos de noites sem fim em produção musical.

Com o nome de "Transitions", este trabalho contém 15 faixas de autoria própria, incluído uma colaboração com Congi.

Como em qualquer álbum bem conseguido, Fable mostra aqui todo o seu espectro de sonoridades, que faz com que “Transitions” seja o reflexo do percurso deste produtor britânico.

Neste lançamento não existe barreiras, tanto nos bpm's como a nível de sonoridades, proporcionando uma viagem entre a vertente mais Dub até a um lado mais melódico e deep, sempre com uma fortíssima presença dos seus graves pujantes e percussões ritmadas e por vezes fortemente influenciadas pelas mais tradicionais tribos africanas.

Começamos pelo tema "Intro", que tal como o nome indica trata-se do tema de introdução de "Transitions", em 1:52 minutos de ondas sonoras, Fable consegue resumir este trabalho em uma só música, que ao ouvir nos deixa ficar de água na boca e ansiosos pela seguinte, que será o tema "Anna Log".

Um tema onde só o nome Fable poderia estar do lado esquerdo do nome da faixa, com uma percussão ritmada e intensa e com um low-end que faz lembrar uma praia, com ondas de graves a cada beat, na faixa seguinte, "PCP $moke", a maré fica preia para uma sonoridade mais grimey e só se avistam ondas de graves de quatro em quatro beats, mas para qualquer surfista dos graves, o que conta não é a quantidade, mas sim a qualidade e neste caso ela é comprovada.

Depois de uma bela surfada de graves, vamos directamente para a Jamaica para um belo bass-joint, cortesia de "Time", quarta faixa de “Transitions”, que marca a quase inevitável presença de Congi neste trabalho, esta faixa mostra sem dúvida um lado mais Dub, com graves corridos, leads em contratempo e uma percussão ritmada, ajudando no peso debilitado pelo low-end. Uma pequena curiosidade, esta faixa já passou pelo dancefloor português, onde foi notório o poder da mesma.


Em seguida temos a quinta e a sexta faixa, com o nome de "Bounce" e "Dragon's Guard" respectivamente.
 

Nestas duas faixas, é notória a transição de sonoridade, Fable apresenta-nos aqui um lado mais melódico e deep, sempre mantendo o pujante elemento sub de forma a não perderem o weight que este mesmo nos habitua com os seus trabalhos.

De destacar que uma das muitas coisas boas deste lançamento é que ainda só vamos a meio.

Na faixa 7 é nos apresentado o tema "Lemon Hed", e é basicamente um teste de resistência para os ouvidos, são 4:37 de pura exposição ao grave, juntamente com uma atmosfera misteriosa e obscura.
 

Depois de percorrer-mos de "Lemon Hed", levantamos voo para uma pequena visita ao cosmos, com paragens em "1991", "Oscillating Dreamz", "Stormi" e "Miss Me", onde presenciamos um lado mais melódico e deep deste trabalho. 




A faixa 12 é a que dá o nome ao álbum, chamada "Transitions", nesta faixa podemos encontrar um elemento único neste trabalho: SWING. 

Com percussões ritmadas, graves corridos e leads que fazem levantar os ombros ou abanar a cabeça, esta faixa é sem dúvida uma daquelas que se tem de voltar atrás para ouvir novamente, ou então, para aqueles mais curiosos, talvez seja melhor avançar na tracklist e encontrar "Stuck in My Zone", que julgo apenas haver uma palavra que a descreva: GENIAL.
   
Uma completa mistura de sensações, começamos com uma atmosfera misteriosa e seca, que depois se torna opaca, inundada de graves e percussões, e quando se espera por algo mais cavernoso, entra um pad angelical que se mantém até ao final da faixa, que nos prepara de certa forma para as duas ultimas deste trabalho, com "EXP", provavelmente a faixa mais suave e coberta de soul de "Transitions", onde podemos fechar os olhos e reflectir sobre a "Vida", faixa que encerra assim este maravilhoso trabalho com leads hipnotizantes e descargas de suaves de graves.
 

Escrito por Paulo Metrica Queirós

domingo, 10 de agosto de 2014

Knowledge 172 - The Police vs Grime Music



"Milhões viram a maçã cair, mas Newton foi aquele que perguntou o porquê." 
(Bernard M. Baruch) 

O Knwoledge desta semana é dedicado ao Grime e aos caminhos que este percorre.


 

sábado, 9 de agosto de 2014

Nv 96 - Jeph1


Depois de uma estadia por terras de Sua Majestade, viajamos ate ao berço da civilização ocidental, para conhecer Jeph1

Natural de Atenas, Jeph1 é um apaixonado pelas frequências baixas, que se dedica a explorar o lado mais meditativo do Dubstep.

Lançado aos lobos pela Deeper Vibrations, Jeph1 ira passar a vestir depois do verão a camisola da inglesa Mindstep.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Texstep lança Waterdrop Ep


Depois de muitos dubs e freebies, finalmente o manos Texstep lançam o seu Ep de estreia "Waterdrop", pela americana Sublimated Sounds

Após terem conquistado a tuga, os Texstep tem pouco a pouco vindo a ganhar o reconhecimento e apoio na cena internacional graças as suas produções intensas, dentro da linha mais deep e tribal do Dubstep. 

Disponível desde do dia 2 de Agosto, "Waterdrop Ep" pode ser encontrado aqui.
 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Skeptical lança finalmente Echo Dub / Chain Reaction


Depois de meses de intenso desejo e algum desespero, finalmente "Echo Dub" e "Chain Reaction" de Skeptical vão estar disponíveis para todos os comuns dos mortais. 

Previsto para 11 de Agosto, "Echo Dub / Chain Reaction" são dois bangers incríveis, que brotam toda a força e energia directamente das profundezas escuras do Dubstep. 

Editado pela Tempa, "Echo Dub / Chain Reaction" estará disponível em vinil de 12" de edição limitada de 250 unidades, bem como em formato digital.

 

domingo, 3 de agosto de 2014

Knowledge 171 - Pirate radio



"O que vemos depende principalmente do que procuramos." 
(Sir John Lubbock) 

Esta semana no Knowledge imergimos no mundo das rádios pirata.


 

sábado, 2 de agosto de 2014

ZamZam Sounds lança Dub de Gaita


Da Colômbia para o mundo com um toque inglês jamaicano, "Dub de Gaita" é a mais recente aposta da editora americana Zamzam Sounds

Editado pela Khaliphonic, "Dub de Gaita" resultado da parceria entre a Zamzam Sounds e da editora colombiana Llorona Records, que fundiram e mesclaram a musica tradicional colombiana dos Los Gaiteros de San Jancinto, com o dub inglês de Adrian Sherwood

"Dub de Gaita" é uma viajem única por entre exortações vocais, flautas, linhas orgânicas de baixo e percussão, trilhos de eco, reggae shanks e magistrais arranjos dub.




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Boxcutter lança Shea


O cameleão irlandês Barry Lynn aka Boxcutter esta de regresso aos Ep's com "Shea". 

Embutido e influenciado pela cena Garage, "Shea" marca o relançar editora Kinnego Records, que não via a luz do sol há 3 anos. Sendo que como não podia deixar de ser, "Shea" faz da originalidade e irreverencia as suas principais armas. 


Podem adquirir e ouvir na íntegra "Shea" aqui.

Tracklist: 

1. Shea 
2. Holoscene 
3. Lemon & Lime