sábado, 31 de maio de 2014

Nv 91 - LSN


Após a nossa estadia pelas terras gélidas do norte, abrimos caminho em direcção ao País de Gales, de modo a ficarmos a conhecer melhor o colectivo LSN.

Estacionados em Bangor, os LSN são um dos segredos mais bem guardados da cena Bass actual.
Composto por Feonix, Noztaw, Na-Kika, 23KID, Fialko e Simetra, os LSN são conhecidos pela sua sonoridade rica e pela sua falta de barreiras ao nível dos bpms. 

Membros da família Uprise Audio, os LSN preparam-se para em breve ter novo material na rua, desta vez via Forward Sound. 
 

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bok Bok regressa com Your Charizmatic Self


Apesar de ainda soar fresco no nosso interior, já la vão 3 anos que Alex Sushon aka Bok Bok, nos presenteou com o seu ultimo trabalho de media / longa duração em nome próprio. 

Disposto a resolver essa falha e aproveitando o lançamento do single "Melba's Call ft Kelela", o patrão da Night Slugs acaba de lançar "Your Charizmatic Self". 

De regresso a boa forma, "Your Charizmatic Self" traz-nos um Bok Bok a emanar funk por todos os poros, fundindo na perfeição o futurismo e força do Grime com a alma do R&B, formula que promete incendiar as pistas de dança um pouco por todo lado. 

Disponível em duplo em 12" e em formato digital, "Your Charizmatic Self" já se encontra a venda desde do passado dia 26 de Maio. 


Tracklist: 

01. Melba’s Call 
02. Howard 
03. Greenhouse (Day) 
04. Funkiest (Be Yourself) 
05. Greenhouse (Night) 
06. Da Foxtrot 
07. Melba’s Call (Instrumental) 
  

terça-feira, 27 de maio de 2014

Reamz regressa com Frostbite Ep


Como prometido, o nosso velho conhecido Reamz esta finalmente de volta as edições com o Ep "Frostbite".  

Rodeado de novos e velhos parceiros de crime, Reamz traz em "Frostbite" um Ep carregado de vibrações intensas, que nos alertam os sentidos mal carregamos no play e nos petrifica a alma quando em "Turn West" atinge o apogeu, resultado da magnifica colaboração com DW5. 

Lançado pela Bancon Dubs, "Frostbite Ep" contara ainda com uma remix dos italianos D - Operation Drop, sendo que estará disponível a partir de 9 de Junho. 


Tracklist

Frostbite
Light From a Darkened Place ft Flipz MC
Modulus 
Modulus (D-Operation Drop Remix)
Turn West ft DW5
   

domingo, 25 de maio de 2014

Knowledge 161 - Bukez Finezt



"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende." 
(Guimarães Rosa) 

No Knowledge de hoje encontramos-nos com Bukez Finezt.


 

sábado, 24 de maio de 2014

Truth lança Hollow World


Seguidores da filosofia "descanso quando morrer", os neozelandeses Truth acabam de anunciar o lançamento do seu segundo álbum "Hollow World".

Agendado para 10 de Junho e editado pela Firepower Records, "Hollow World" conta com participações de peso de Flowdan, Joker, Taso, Lelijveld, Ill Chill, TaLabun e Bijou, sendo que ao nível de sonoridades podem contar com uma viajem sem regras, que vai do Dubstep ao Drum n Bass passando até pelo House.

Tracklist

Come With Me
Madman (feat. Flowdan)
Recollections (feat. Lelijveld)
The Only Ones
Evil Eye (feat. Joker, Taso & Lelijveld)
The Fact
Skin Flick
Them (feat. TaLabun)
Nervous (feat. Bijou)
Goodbye (feat. Taso)
Broken (feat. Ill Chill & Lelijveld)
London
Withered
Hollow World (feat. Bijou)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

El Mahdy Jr lança Gasba Grime Ep


Vindo da Argélia (sim a Argélia tem mais para oferecer do que golos de calcanhar) mas atracado actualmente em solo turco, El Mahdy Jr é visto por muitos como uma refrescante lufada de ar fresco na cena Bass actual. 

Prestes a lançar o seu terceiro trabalho em nome próprio, El Mahdy Jr não resigna as origens do seu ADN e faz colidir em "Gasba Grime Ep" os ritmos e melodias orientais com o Grime ocidental, num resultado que nos leva a redescobrir o misticismos das 1001 noites. 

Editado pela Franco-suíça Danse Noire, "Gasba Grime Ep" chegara as lojas a 9 de Junho e contara com uma remix de Killing Sound (Vessel, El Kid, Jabu).

Tracklist 

1. Zarga 
2. Gasba Grime 
3. Lost Bridge 
4. Crack-Addicted Bellydancer 
5. Lost Bridge (Killing Sound Version)
 

terça-feira, 20 de maio de 2014

Sleeper lança Mass Transference


Sem grandes alaridos e cada vez mais apostado em auto-editar-se, o produtor inglês Sleeper acaba de lançar a primeira parte do Ep "Mass Transference". 

De regresso as suas raízes Dubstep, Sleeper traz em "Mass Transference" um Ep carregado de vibrações negras e techy, diganas da banda sonora de um filme de cataclismo Sci Fi. 

Disponível desde 17 de Maio, "Mass Transference (Part One)"  pode ser encontrado via bandcamp.
 

domingo, 18 de maio de 2014

Knowledge 160 - Caspa



"Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade." 
(Theodore Roosevelt) 

No Knowledge de hoje fazemos uma viagem pelo passado, presente e futuro de Caspa.


 

sábado, 17 de maio de 2014

Nv 90 - Kloudmen


Aproveitando a nossa estadia na Suécia, fomos conhecer melhor o som dos Kloudmen. 

Natural de Skövde, Kloudmen é um projecto criado em 2012 pelos produtores Delta Lima e Mike Alfa, que tem vindo a chamar atenção sobre si, graças as suas produções fortes e sound design único e cativante.

Apoiados por pesos pesados como Hatcha, N-Type e Compa, Kloudmen prepara-se para em breve editar o seu primeiro tema pelas mãos da Hatched.
 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tempa lança novo trabalho de Nomine


Produtor de muitos mistérios e poucas falas (lançamentos), Nomine é daqueles produtores que nos embala no imaginário das suas produções. 

Não se deixando ficar a dormir debaixo da bananeira, Nomine trouxe para este seu terceiro lançamento pela Tempa, " Enma / Zen Circle / Mindfulness", alguma da sua musica mais expansiva e desafiante até a data, puxando desta forma os limites do seu próprio som. 

Agendado já para 19 de Maio, " Enma / Zen Circle / Mindfulness" será editado em vinil de 12" e em formato digital.
 


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Compa lança Murda Dub


Para celebrar a chegada dos ares quentes do verão e de 2014 afirmar-se cada vez mais como um ano de Dubby Bass, a white label Killa Sound prepara-se para fazer chegar ate nos mais um hino dubsteppa. 

Editado apenas em  vinil de 10" carimbado a mão, KILLA002 traz o filho pródigo de Manchester Compa de volta aos registos carregados de vibrações Dub Reggae. 

Agendado para 19 de Maio, "Murda Dub" já se encontra disponível em pré-venda.
 

terça-feira, 13 de maio de 2014

TSD Podcast 44 - 404 not found Entrevista + Mix


Este mês temos 404 not found aos comandos do TSDcast!

Take a step to Dub - Quem é o 404 not found? 

404 not found é um projecto ligado ao colectivo Mais Baixo

Nasceu não só da necessidade de haver alguma diversidade de Djs numa altura em que não se promovia a vertente mais "roots" do Dubstep, mas também de mostrar os valores e a sonoridade da casa Mais Baixo. 

Evolui depois para um projecto marcado pelo uso praticamente exclusivo de vinil, que mostra espero eu, não só o estado actual do Dubstep, como também o meu próprio processo de evolução e gostos em toda a cena bass. 

TSD - Quando é que o djing o entrou na tua vida? E que impacto tive? 

404 - Com um passado musical mais ligado à vertente banda, o DJing é realmente uma paixão recente. 

Tendo entrado na minha vida quando comecei a prestar mais atenção ao mercado electrónico, nomeadamente o d&b e claro o Dubstep à cerca de 4 ou 5 anos, sendo que o impacto foi tremendo, pois nasceu todo um respeito perante a cultura do vinil e da qualidade musical em prol da quantidade. 

TSD - Como é que o Dubstep entrou na tua vida e o que mais te chamou nele? 

404 - Esta pergunta é traiçoeira pois embora já conhecendo alguns nomes nomeadamente Mala, Skream, Benga, etc o Dubstep só entrou realmente na minha vida após a primeira edição do Outlook Festival, que frequentei em 2010. 

A quantidade / qualidade indescritível de produtores e Dj's que vimos nesses 4 dias, mudou por completo todos os que foram nessa viagem e é após este primeiro contacto com a cultura de soundsystem e de bass music que acaba por nascer o Mais Baixo. 

TSD - Como vês o actual estado do universo dos 140 bpms? 

404 - A voltar atrás no tempo, mas no bom sentido. 

Muitos dos produtores que entraram para os 140 meramente pela formula e pela fama rápida, estão a passar para outras sonoridades, deixando quem realmente gosta de produzir Dubstep poder voltar a criar sem estar preso por um tipo ou outro. 

Existe muita musica saudável nos 140 e muitos produtores que estão a aproveitar este momento mais em "baixo de forma" do mercado para singrar. 

A meu ver o Dubstep está a voltar ao underground, acho que agora vai ser mais difícil voltar a ver nomes a fazer tours mundiais (como Magnetic Man) ou álbuns a passar na radio. 

No entanto acho que o empenho dos produtores e promotores só vai aumentar, pois quem vai às festas e quem compras as musicas já só o faz por gosto e não por moda. 

TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos que te tem chamado atenção nos últimos tempos? 

404 - A nível pessoal a label LionCharge tem-me chamado muito à atenção nos últimos tempos, as releases mais Dub de nomes como D Operation Drop ou Sound Control tem mostrado que o lado mais pesado do Dubstep ainda está forte. 

Dentro da onda clubbing, nomes como Axh ou Eshone tem andando a produzir sons muito interessantes e claro os "classicos" como Biome, Killawatt ou Ipman que constantemente lançam malhas preparadissimas para a pista de dança. 

TSD - Quais são os objectivos para o futuro? 

404 - Mais do mesmo claro! 

A cena bass está em constante evolução e há muita musica interessante desde os 130 aos 180bpm. 

Temos ainda algumas surpresas para este ano com o Mais Baixo, que estão naturalmente ligadas com o projecto 404notfound, mas ainda é cedo para revelar os segredos todos. 

TSD - Ultimas palavras? 

404 - Um grande obrigado ao TSD pelo convite e pelo excelente trabalho que faz em divulgação e promoção de artistas nacionais e internacionais.


domingo, 11 de maio de 2014

Knowledge 159 - Chestplate



"Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar." 
(Sócrates) 

Para o Knowledge desta semana, "preparamos" um pequeno hangout com a malta da Chestplate


 

sábado, 10 de maio de 2014

MindStep lança MusicForYourMindStep Vol.1


Para assinalar 3 anos carregados de bass e conquistas, a editora inglesa MindStep prepara-se para dar inicio a nova aventura sob a forma de compilação, que denominou de  "MusicForYourMindStep". 

Neste primeiro volume a MindStep não fez a coisa por menos e convocou alguns dos melhores valores da cena Dubstep na actualidade, resultando em 15 frescas e excitantes faixas, que absorvemos de uma ponta a outra, sem termos a necessidade de fazer skip. 

Agendada já para o próximo dia 12 de Maio, "MusicForYourMindStep Vol.1" para alem das 15 faixas, conta ainda como uma versão mix que ficou a cargo Syte.

Tracklist:

01. Quantum Soul & Perverse - Mithras 
02. Dark Harmonics - Soukous 
03. Dubwoofa - The Gods Of Izhtar 
04. Feonix - Cafeweiss 
05. B9 - Marker 
06. BunZer0 - Oshun 
07. Piezo - Cobra 
08. 11th Hour - Ishwara 
09. Formless - Mescaline 
10. Trashbat - Arrowhead 
11. Fornax - Black 
12. Deafblind & Living Proof - Giving In 
13. ARtroniks & Digid - Persistence 
14. DyAD & Lifesines - Nostalgia
15. DubApes ft Protone - Untitled 
16. MusicForYourMindStep Vol 1 mixed by Syte 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dj Madd & Lion Charge anunciam 12"


Cada vez mais visto como uma referencia no panorama dubby bass, o veterano produtor húngaro Dj Madd acaba de anunciar em parceria com a Lion Charge Records, o lançamento do seu novo 12" "Unfaithful Version / Clash dub". 

Agendado para 19 de Maio, "Unfaithful Version / Clash dub" traz dois dubwise riddim's, carregados de boas e energéticas roots vibes, que certamente iram convencer os fãs mais impacientes. 

Não fugindo a tradição, LIONCHG007 será lançado apenas em vinil de 12" carimbado a mão e terá apenas uma tiragem limitada de 300 unidades (estando já disponível em pré-venda).

 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Hatcha lança Ep de estreia de Turner


Cada vez mais activo no seu papel de mentor e divulgador de novos talentos no panorama Dubstep, Hatcha acaba de lançar pela sua editora Hatched o Ep de estreia do jovem produtor Turner

Vindo de Brighton e com apenas 20 anos, Turner personifica em "I'm New Here Ep" a definição perfeita do som "deep, dark & tribal mud dancing", que Hatcha pretende elevar através da sua editora. 

Disponível desde do passado dia 2 de Maio, "I'm New Here Ep" pode ser encontrado nas principais lojas de venda de musica em formato digital.
 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Piezo lança Discipline Ep


Ventos fortes carregados de bass vindos de Itália continuam assolar toda a Europa, entre as mais recentes causas esta o Ep "Discipline" do produtor milanês Piezo

Com a sua máxima força a ser atingida a partir de 26 de Maio, "Discipline" chegara as lojas via Subaltern Records e contara com uma remix de Thelem.

Assente na percussão registada de Piezo, "Discipline" chega até nos embrulhado em quatro faixas carregadas de pormenores técnicos e baixos destrutivos, que nos faz agarra-lo e devora-lo.
 

domingo, 4 de maio de 2014

Knowledge 158 - Bristol Bass Oddity



"Depois que conhece uma nova ideia, a mente do homem nunca pode voltar a suas dimensões originais. "
 (Oliver Wendell Holmes Jr.) 

No Knowledge de hoje viajamos até Bristol na asa no documentário "Bristol Bass Oddity" de James Jessett.  

Focado no impacto do bass na sub cultura da cidade, desde dos anos 80 até aos dias de hoje, "Bristol Bass Oddity" conta com a participação de Geoff Barrow (Portishead), Ray Mighty (Smith & Mighty), Pinch, DJ Die, Inkie, entre outros. 


   

sábado, 3 de maio de 2014

Nv 89 - Eva808


Após a estadia pelos Países Baixos, rumamos a norte em direcção a Suécia, para conhecermos melhor Eva808

Estacionada actualmente em Estocolmo, Eva808 é uma jovem produtora de 22 anos que tem vindo a construir um burburinho intenso a sua volta, graças as suas produções frescas. 

Apoiada por nomes como Distance, LAS, Joe Nice e TMSV, Eva808 promete ser uma pedra neste "charco" dominado por homens.
 



sexta-feira, 2 de maio de 2014

Feonix regressa com The Wrench / Squarefeet


A Imperial Audio em parceria com o jovem talento Feonix, acaba de fazer chegar ate nos mais duas bombas ("The Wrench / Squarefeet") carregadas de bass. 

Neste sexto lançamento da editora, Feonix não teve com rodeios e entregou duas das suas produções mais intensas até a data, não tendo medo de arriscar, experimentou novos caminhos, samples e ritmos. 

"The Wrench / Squarefeet" estará disponível nas principais lojas online a partir de 5 de Maio.