segunda-feira, 17 de novembro de 2014

TSDcast 49 - Nocturnals Entrevista + Mix


Este mês aos comandos do TSDcast temos o vencedor do 1º "Nothing Like a Freebie Competition" aka Papa Freebies aka Nocturnals.

Take a step to Dub - Quem é o Nocturnals? 

Nocturnals - O Nocturnals apareceu depois de várias "late night sessions" feitas em minha casa, em que o pessoal dizia "vamos ali mandar um nocturnal a casa do santos" e eu metia uns sons e o pessoal ficava a chillar. 

Entretanto o nome pegou, mas como já existia resolvi mudar para Nocturnals. 

TSD - Quando é que o djing o entrou na tua vida? E que impacto tive? 

N - Eu diria que entrou devido aos meus amigos terem começado a passar umas malhas. Curti da cena e fui também passando uns sons e daí a uns tempos fiz uma festa de anos (quase 3 meses de fazer anos ahah) no Casting Club, com duas grandes bandas (Flaming Joseph e Stack'em Blues) e três grandes amigos DJs (Xtanki, Charlew e PedrArte), depois criou-se o Mais Baixo e começámos a fazer festas e eu entrei na cena basicamente. 

Nem foi algo pensado, simplesmente aconteceu. 

Quanto ao impacto eu diria que ainda foi grande, porque conheci muita malta bacana, muitos bons bares e discotecas, onde já toquei ou já assisti a grandes festas, quer em Lisboa, quer doutras cidades. 

TSD - Como é que o Dubstep entrou na tua vida e o que mais te chamou nele? 

N - Eu nunca fui muito de música electrónica, ouvia umas malhas de Drum & Bass e pouco mais. 

Mas uma vez o xtanki levou-me a ver TC num bar em Monsanto, festa essa que estava com pouca gente e que só me lembro de algumas situações engraçadas e dum grande set nessa noite. 

Depois começámos a ir a mais festas de Dubstep (Reso e Distance no Porto-Rio, Warface no antigo Kilombo, Deckjack e Dr KI no antigo Kozee, as Dub:Burn no antigo Casting Club, entre outras) e quando dei por mim estava "entranhado" nesse estilo musical. 

O que mais me chamou foi o facto de poder "dançar mentalmente" sem ter de me exprimir muito. Até porque eu diria que o Dubstep é um estilo musical mais cerebral que físico, porque quando oiço uma boa malha consigo fechar os olhos e "viajar" como não consigo com outros estilos. 

TSD - Como vês o actual estado do universo dos 140 bpms? 

N - Infelizmente a nível internacional vê-se cada vez menos pessoas a aderirem ao conceito e a preferirem ir para uma vertente mais comercial. 

Mas a nível nacional acho que o universo dos 140 bpm tem crescido e vemos cada vez mais pessoas, principalmente jovens, a ir às festas, o que faz com que se criem mais promotoras e editoras e penso que a seu tempo é um estilo que vai prosperar. 

TSD - Em termos musicais, qual ou quais os projectos que te tem chamado atenção nos últimos tempos?

N - Para além do Mais Baixo Soundsystem que está a evoluir a olhos vistos, o futuro lançamento da segunda compilação da Mais Baixo, o Matrices "Future Noir EP" lançado pela Substruct Audio, o futuro lançamento do primeiro Ep da Real Roots e também do lançamento da compilação da Artikal Music UK, também estou entusiasmado com o Outlook Festival 2015 e todos os novos artistas que se têm mostrado nos últimos tempos, quer a nível nacional, quer a nível internacional. 

Principalmente os já conhecidos MGDRV que lançaram o seu primeiro EP no inicio deste ano e que já estão a preparar novas dicas para um futuro próximo. 

TSD - Quais são os objectivos para o futuro? 

N - Neste momento tenho uma residência no Groove Bar às terças-feiras chamada DubFusions, com uma vertente mais Dub e fusão com o Dubstep, Jazz, Minimal, Techno, Reggae, cuja intenção é promover novos talentos e até mesmo os já existentes neste belo país. 

E posso desde já adiantar que se esperam novidades durante o próximo ano. 

Continuo, obviamente a fazer parte do projecto Mais Baixo. 

TSD - Ultimas palavras?

N - Big Up pela iniciativa do Take a Step to Dub e a todos os artistas e promotoras que lançam as suas freebies e os seus excelentes sons. 

E um big BIG up a todos os que me apoiam e aos que fazem com que o universo dos 140 bpm continue bem vivo.


2 comentários:

  1. Woi, much love and respect! How can i download this amazing mix? Big salute from Riga, Latvia #NOMUSICNOLIFE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Iwo,

      Thx for the support and kind words! If you send me your mail I can send you the mix!

      Cheers

      Eliminar