segunda-feira, 3 de junho de 2013

Posto de escuta : Jafu - Box Jelly

 

O produtor canadiano de 19 anos James Fuller, mais conhecido como Jafu, acaba de lançar o seu mais recente Ep "Box Jelley", via Vulcan Audio.

Este ep contém 6 faixas de autoria própria, marcadas pelas complexas percussões, atmosferas e como não podia faltar baixas frequências. 

Este é sem dúvida um lançamento especial porque a sonoridade que nos é apresentada em “Box Jelly” é um pouco diferente do que estamos habituados a receber de Jafu, como é possível notar logo a partir da primeira faixa: “Box Jelly”, com um feeling muito selvagem juntamente com um fantástico trabalho de percussão e com um vibrante sub-bass, esta faixa transporta-nos para os confins das florestas amazónicas. 

Depois de uma viagem às florestas amazónicas sul-americanas, passamos para as savanas do continente africano, cortesia de “Hunter Van Pelt”, que nos apresenta tal como a faixa anterior, o espírito selvagem mas com uma atmosfera mais seca, onde o perigo é constante. Esta faixa apresenta também um grande trabalho de percussão, como já é imagem de marca deste produtor, com especial destaque para a progressão de congos e kicks.

A terceira faixa é onde voltamos a descobrir um pouco o “Jafu” que estamos habituados, “Helios” é a perfeita fusão entre o harmónico e o tribal: Uma atmosfera meditativa, um detalhado trabalho de percussão e a inevitável presenta do elemento sub. 

“Ironlak” é a quarta faixa deste lançamento, marca o regresso às sonoridades que o produtor James Fuller nos habituou. Com uma sonoridade muito suave e misteriosa, esta faixa conta com uma atmosfera relaxante com leads harmónicos juntamente com fortes de explosões de graves.

Minimalista, é este o melhor adjectivo para descrever “Desperate Falcons”, quinta faixa de “Box Jelly”. Ao ouvir esta faixa somos confrontados com uma sonoridade mais minimalista com recurso a elementos harmónicos e um trabalho de percussão mais simples e preciso. Para completar, esta faixa é embalada com a forte e continua presença de baixas frequências. 

Na sexta e ultima faixa deste lançamento, viajamos para junto das tribos indígenas da América do Norte. “Wendigo” é segundo a mitologia indígena, um homem que para sobreviver à fome num inverno rigoroso, alimentou-se dos seus companheiros e que, mais tarde, acabou por-se tornar um monstro com eficazes capacidades para caçar. Com uma atmosfera selvagem e sincopada juntamente com elementos obscuros e um trabalho de percussão de luxo, esta faixa encerra este grande trabalho, com Jafu a demonstrar o porquê de ser considerado por muitos um dos artistas com mais potencial dentro do género nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário