sábado, 13 de novembro de 2010

Conselhos para melodias descartáveis 04


Esta semana temos o álbum Return From Planet Dub dos austríacos Dubblestandart com a participação do veterano Lee “Scratch” Perry, um lançamento de 2009 e que passou relativamente despercebido. Desde que o pioneiro Lee Perry se reformou das lides da produção e se dedicou a ser apenas interprete (o que lhe permite uma liberdade ainda maior que anteriormente), de escassas e duvidosas colaborações, como o exemplo da sua colaboração de 2008 com Andrew W.K. no álbum Repetance. Neste especifico caso tudo funciona na perfeição, seguindo a linha tradicional Dub do passado sob revestimento contemporâneo e ate de alguma forma futurista. De salientar também a participação de Ari Up, a recentemente falecida vocalista das Slits, banda pioneira no movimento post-punk dos anos 80 com bastantes influencias Dub/Reggae. Esta foi talvez uma das últimas contribuições de Ari Up registadas em álbum.

Os Dubblestandart tomam conta das operações como se vindos das cinzas dos Black Ark Studios, com uma secção rítmica clássica e coerente, algo a que as produções Dub austríacas já nos habituaram. Um ouvido atento reconhecera a origem deste álbum em alguns momentos que se apresenta em dois Cds, sendo o primeiro o de originais e com algumas versões e o segundo de remixes.
A quantidade de colaborações neste álbum e um factor de relevo, tal como a quantidade de referências e adaptações de outras músicas. Em Chase The Devil o clássico de Peter Tosh Out Of Space e revisitado com Lee Perry e logo de seguida Deadly Funny empresta melodias ao Moments In Love de Art Of Noise e Oxygene 4 de Jean Michel Jarre. Remakes de musicas (e nao necessariamente sampling) sao uma constante no mundo do Dub/Reggae e nem sempre atingem os melhores resultados, nao sendo este o caso, já que tudo e condicionado a sofisticação habitual do Dub do norte da Europa. Em Fungus Rock, Lee Perry faz um apelo pertinente aos cuidados com doenças sexualmente transmitidas como so ele poderia fazer. Ao mesmo tempo esta e também uma faixa em que elementos Dubstep (wobbling incluído) e Dub Roots se juntam em plena harmonia.
O álbum segue em grande estilo, lançando influências variadas, do Lounge em I Do Voodoo, Digi Dub em Idiots Dub e ate rock como em Kingston Dancehall.

Entretanto temos a parte dedicada a remixes e versões, em que a vertente Dubstep e explorada mais directamente como em Blackboard Jungle remisturado por Subatomic Soundsystem e em Chase The Devil remisturado por G-Corp. O ponto alto sera talvez I Do Voodoo remisturado pelo veterano do Dub/Jungle/Dubstep de Bristol, Rob Smith. O álbum fecha numa nota certamente alta trazendo de volta o remake de Art Of Noise vs Jean Michel Jarre, desta vez com a participação do realizador David Lynch. Esta mesma musica serve como apresentação ao novo álbum de Dubblestandart editado no final de Setembro onde esta tambem se encontra incluída.

Abraços e até para a semana com o review de Buster.

1Way

Sem comentários:

Enviar um comentário